Informação é a melhor defesa

Pessoas mal intencionadas podem fazer de você a próxima vítima. Saiba como se prevenir e evite transtornos.

   

 

Golpes mais comuns:

  • Falso empréstimo:
    Golpistas oferecem empréstimos vantajosos a pessoas com dificuldade econômicas ou restrições de crédito. É solicitado à vítima que faça um depósito em conta corrente a título de comissão, taxa de crédito, IOF ou seguro como condição para a liberação do empréstimo. ​
    Desconfie sempre de situações como empréstimo com taxa de juros muito baixas, liberação de valores para pessoas negativadas ou dispensa de avalistas e garantias. Pesquise a existência do banco/financeira, bem como se este tem site. Fique atento ao número de contas fornecidas para depósito e pergunte ao atendente quem é o beneficiário.
  • Premiações e sorteios falsos:
    A vítima é informada, geralmente pelo celular, que ganhou ou foi sorteada em falsos concursos e sorteios de grandes empresas com marcas conhecidas no mercado. Para a "liberação do prêmio", é solicitado à vítima que faça um depósito em determinada conta como condição de "liberação" e o valor é sacado pelo golpista imediatamente.
    Desconfie de situações muito favoráveis. Confirme ou tente se lembrar se de fato você se inscreveu em algum sorteio e pesquise sobre a divulgação do sorteio ou premiação.
  • Falsa doação:
    Se passando por uma falsa autoridade ou pessoa conhecida publicamente, o golpista liga para vítima pedindo doações para uma ONG, fundação ou creche. Depois, informa um número de conta para depósitos dos valores.
    Você pode contribuir, mas, é importante fazer de forma certa. Procure visitar a instituição. ​

Para mais dicas contra golpes acesse Caixa Segurança Antigolpes e mantenha-se atento.